Encontrar um notebook Ryzen 5 pode fazer você economizar ao mesmo tempo que leva para casa uma máquina poderosa.
Na batalha dos processadores, o reinado da Intel que durou décadas agora é ameaçado pela nova família de chips AMD Ryzen.
Continue lendo para entender o que é o Ryzen 5, quais seus benefícios e qual o melhor notebook Ryzen 5 em 2022!
O que é AMD Ryzen 5?


A Advanced Micro Devices (AMD) é uma das principais marcas de processadores no mundo atualmente, sendo a principal concorrente da Intel.
Apesar de décadas na lanterna no mercado de CPUs, atualmente os chips da AMD batem de frente com os da Intel em todos os aspectos.
Essa reviravolta na companhia para voltar a disputar de igual para igual com a Intel deve-se muito ao lançamento da família de processadores AMD Ryzen, que traz um completo redesenho tanto na arquitetura dos chips quanto do posicionamento da AMD.
Com a microarquitetura Zen, os processadores chegam a entregar até o dobro de performance em relação à geração anterior, além de oferecer ótimos custos-benefícios.
Após o lançamento da linha Ryzen, a AMD também lançou os Ryzen Threadripper, construídos para o mercado de estações de trabalho entusiastas, suportando canais de memória adicionais e conexões de PCI Express para performances absurdas. Contudo, essa linha só está disponível para desktops.
Outra característica interessante da família Ryzen é que eles são todos desbloqueados. Isso significa que os usuários entusiastas que querem extrair o máximo de performance, podem fazer o overclock dos chips AMD Ryzen com facilidade e atingir frequência superiores a 4.0 GHz.
Atualmente, o Ryzen 5 ostenta o título de um dos melhores processadores intermediários no mercado, sendo comparado com seu rival Intel i5.
Para que serve o processador AMD Ryzen 5?
As Unidades Centrais de Processamento, ou CPU na sigla em inglês, é o cérebro do seu notebook.
É esse chip extremamente pequeno e sensível que bilhões de instruções são processadas a cada segundo, fazendo com que você possa jogar, assistir seus vídeos, responder seus amigos na internet, programar, ouvir músicas…
Sendo a peça central do seu notebook, o processador tem impacto direto na velocidade e no que um computador é capaz de realizar.
Aliás, os processadores também impactam na duração da bateria. Atualmente, muitos processadores, incluindo o AMD Ryzen 5, possuem tecnologias que buscam otimizar o consumo de energia do computador, aumentando a duração da bateria.
Entendendo as principais nomenclaturas dos processadores
Antes de começar a analisar melhor o processador AMD Ryzen 5 e comentarmos os melhores notebooks com ele, precisamos entender alguns conceitos.
Primeiro, temos as arquiteturas 32-bits e 64-bits. Trocando por miúdos, a arquitetura de 64-bits permite que o processador trabalhe com uma quantidade muito maior de dados por vez. Não é à toa que, hoje em dia, os chips de 32-bits nem são mais vendidos.
Segundo, o termo “núcleo” ou “core” é outro conceito importante, especialmente para escolher um notebook potente. Basicamente, o núcleo representa uma unidade de processamento.
Dessa maneira, um processador dual-core (dois núcleos) é capaz de processar mais dados de uma só vez. Assim como um Quad-Core (4 núcleos) ou Octa-Core (8 núcleos) entregam ainda mais capacidade de processamento.
A frequência, geralmente medida em gigahertz (GHz), ou seja, bilhões de ciclos por segundo, representa a quantidade de instruções que o processador consegue lidar a cada segundo. Assim, quanto maior a frequência, mais instruções são processadas por segundo.
Enfim, é importante mencionarmos o cache, que é uma memória embutida no processador.
Como leva um tempo para que o processador possa receber as informações da memória RAM ou mesmo do disco rígido, alguns arquivos temporários são armazenados no cache para serem requisitados com maior velocidade.
Assim, quanto maior o cache do processador, mais rápido ele consegue executar certas tarefas.
Os gráficos integrados, ou APUs, são placas de vídeos que os processadores podem ou não terem. É comum que os processadores para o consumidor geral tenham vídeos integrados, de modo que você não precise de uma placa dedicada para gerar a imagem na sua tela.
Entretanto, devido às limitações físicas e tecnológicas, as APUs não oferecem o desempenho necessário para, por exemplo, jogar jogos pesados, mas são suficientes para ver filmes, navegar na internet, estudar e trabalhar.
Para quem é indicado esse processador?
Como modelo intermediário, o processador Ryzen 5 é ideal para máquinas intermediárias, entregando performance interessante para um uso mais avançado com um custo mais atrativo.
Usuários entusiastas também podem aproveitar mais desse processador. A AMD facilita o processo de overclock, permitindo atingir frequências acima de 4.0 GHz sem ter que recorrer a alternativas de terceiros, uma vez que a própria fabricante disponibiliza os softwares para overclock.
Ryzen 5 ou i5: Qual o melhor?


Com AMD e Intel sendo as duas principais marcas de processadores para computadores domésticos, é natural que o debate entre elas seja fervoroso.
Assim, pode ser uma dúvida comum na hora de escolher Ryzen 5 ou i5 para seu notebook.
Nessa seção do artigo vamos explorar mais as diferenças entre esses dois chips e entender se há alguma diferença realmente.
O que é o processador i5?
Assim como o Ryzen 5, a linha Intel Core i5 é a linha intermediária da Intel. Em geral, entrega processadores entre 4 a 8 núcleos, com desempenho razoável para rodar tarefas mais exigentes do dia a dia.
Nesse sentido, Ryzen 5 ou i5 são os processadores ideais para quem precisa fazer várias coisas ao mesmo tempo, mas ainda não precisa de uma performance extrema como modelos mais top de linha (e muito mais caros).
Ryzen 5 ou i5: quais as diferenças?
Para compararmos, é preciso escolher CPUs equivalentes. Apesar das famílias serem intermediárias, ou seja, Ryzen 5 ou i5 visam a mesma fatia de casos de uso, ainda há diferença entre os diferentes modelos.
Como nosso foco é notebooks, precisamos escolher os modelos para essa linha de produtos, sendo da AMD:
- Modelo — AMD Ryzen 5 3500U
- Núcleos – 4 (Quad-core)
- Threads – 8
- Frequência mínima – 2.10 MHz
- Frequência máxima – 3.70 MHz
- Cache – 4 MB
Já o modelo equivalente da Intel será:
- Modelo – Intel Core i5-8265U
- Núcleos – 4 (Quad-core)
- Threads – 8
- Frequência mínima – 1.60 MHz
- Frequência máxima – 3.90 MHz
- Cache – 6 MB
Logo de cara, podemos tirar as seguintes conclusões:
- Ambos são quad-core e possui mesma quantidade de threads;
- Intel oferece maior frequência máxima e cache;
- AMD possui maior frequência base do processador (melhor para usuários que preferem não mexer com as configurações do processador),
Em geral, a diferença de desempenho entre os modelos é pequena, visto que suas especificações são bastante parecidas.
Entretanto, o chip integrado AMD Radeon Vega 8 possui uma performance melhor do que os gráficos integrados Intel UHD 620.
Além da diferença em processamento gráfico, vale mencionar que os processadores AMD possuem valores mais acessíveis do que a Intel.
Essa diferença de preço é mais perceptível na compra de chips para desktops. Nos notebooks, ao escolher a versão com AMD é possível economizar algumas centenas de reais, na maioria das vezes.
A marca do processador realmente faz diferença?
Há alguns anos a marca do seu processador até poderia fazer diferença. Hoje em dia, porém, a AMD avançou muito e oferece CPUs tão boas quanto a Intel, de modo que a marca em si não faz tanta diferença para o público em geral.
Nesse sentido, o mais importante é escolher o CPU certo com base nas tecnologias e especificações que melhor atendem às suas necessidades.
Em um notebook, a marca do processador é ainda menos importante. No desktop, por exemplo, há mais impacto, pois você precisa escolher uma placa-mãe compatível com o processador.
Como o notebook possui a maior parte das peças integradas, não há esse tipo de preocupação.
5 Melhores Notebooks Ryzen 5 em 2022
Achou o processador Ryzen 5 interessante? Então confira nossa lista dos 5 melhores notebooks Ryzen 5 em 2022!
1. Notebook IdeaPad 3 15” AMD Ryzen 5


- Memória RAM: 8GB
- Armazenamento: 256GB SSD (com slot para HDD )
- Tela: 15,6” Full HD (1920 x 1080) Antirreflexo
- Média de Preço: R$ 3.700,00
Para quem busca um notebook Ryzen 5, a Lenovo é a marca ideal para encontrar os melhores modelos.
Com diversas linhas para diferentes necessidades e bolsos, a Lenovo costuma oferecer os mesmos modelos tanto com Intel quanto AMD.
Nessa lista, nosso escolhido é o IdeaPad 3 de 15,6”. Um notebook para o dia a dia, poderoso, leve e super portátil para atender um público mais exigente, seja para uso casual ou profissional.
Com um design ultrafino e elegante, esse é um dos modelos mais populares de notebooks Ryzen 5. Aliás, ele já vem com certificação Dolby Audio, oferecendo uma qualidade impecável de som para seus filmes, músicas e vídeos.
Para suas reuniões por vídeo-chamada, você conta com uma webcam HD e recurso de privacidade, garantindo que ninguém esteja te vendo quando não quiser!
Outro grande diferencial desse notebook é seu armazenamento híbrido. Nesse modelo, ele vai de fábrica com SSD de 256GB, mas você poderá adicionar um HD de até 1 TB para ter mais espaço sem abrir mão da velocidade do SSD.
2. Acer Aspire 3


- Memória RAM: 8 GB
- Placa de Vídeo: AMD Radeon Vega 8 com memória dedicada de 2GB
- Armazenamento: 1TB HDD
- Tela: 15,6” HD (1366 x 768)
- Média de Preço: R$ 4.299,00
Com um design discreto e elegante na cor preta, o notebook Ryzen 5 Acer Aspire 3 oferece o desempenho ideal para o dia a dia. Aliás, é super portátil: tem apenas 2 cm de altura e pesa 1,9kg!
Com 2GB de memória VRAM dedicada, esse notebook entrega uma performance gráfica superior, permitindo ver filmes em HD sem nenhum tipo de engasgo ou mesmo jogos relativamente pesados.
Apesar da tela de 15,6”, o Acer Aspire 3 conta apenas com resolução HD, mas a tecnologia Acer ComfyView oferece uma experiência otimizada e mais confortável.
3. Dell Inspiron 15


- Memória RAM: 8 GB (expansível até 16GB)
- Armazenamento: 256 GB SSD
- Tela: 15,6” Full HD WVA, retroiluminada por LED, borda fina e tratamento antirreflexo
- Média de Preço: R$ 4.399,00
Para quem quer uma tela incrível para assistir com melhor qualidade, esse é o notebook ideal. Com tela Full HD de 15,6” e borda finas, parece tela de cinema.
Com as tecnologias de retroiluminação por LED e antirreflexo, seu conforto é ainda maior!
Com o Ryzen 5, esse notebook se transforma na ferramenta ideal para estudar e trabalhar, além de poder fazer o papel central no seu entretenimento.
Esse notebook também possui leitor de impressão digital, teclado numéricos, e teclas 6,4% maiores e touchpad espaçoso para maior conforto durante a digitação e navegação.
O Dell Inspiron 15 com Ryzen 5 entrega uma autonomia de bateria bastante interessante, cerca de 14 horas sem precisar colocar na tomada! Claro, seus resultados podem variar dependendo do uso e outras condições.
4. ASUS M515


- Memória RAM: 8GB
- Armazenamento: 256 SSD
- Tela: 15,6” HD com bordas superfinas
- Média de Preço: R$ 3.269
Para quem busca um notebook Ryzen 5 bom e barato, o ASUS M515 é uma ótima opção. Com a performance do CPU AMD Ryzen e um design compacto, esse notebook oferece mobilidade e desempenho para o dia a dia.
Pensando na mobilidade, a ASUS também reforçou a construção interna, com uma estrutura de suporte em metal, oferecendo uma plataforma mais estável ao digitar e usar o touchpad.
A tela grande com um corpo compacto e robusto, você tem bastante espaço para trabalhar e navegar pela internet, sem sentir desconfortável em ter que carregar um pedaço de metal para cima e para baixo.
5. Dell G15


- Memória RAM: 8 GB
- Placa de Vídeo: NVIDIA RTX 3050 com 4GB GDDR6
- Armazenamento: 512GB SSD
- Tela: 15,6” Full HD WVA 120GHz
- Média de Preço: R$ 7.199,00
Enfim, não podíamos deixar de encerrar sem antes trazermos uma opção para os gamers! O Notebook Ryzen 5 Dell G15 oferece desempenho incrível para rodar a maior parte dos jogos populares.
No Dell G15, o poder do Ryzen 5 se encontra com a força da RTX 3050 para oferecer experiências fluidas em jogos pesados, garantindo seções de jogatinas com ótimo desempenho aliado a uma tela full HD com taxa de atualização de 120 GHz.
Devido a potência desses componentes, o DEL G15 possui design térmico otimizado, para garantir a refrigeração e dissipação de calor, evitando gargalos devido ao aquecimento das peças.
E claro, não poderia faltar o teclado retroiluminado com 4 zonas de cores, para deixar seu computador mais estiloso.
Qual o melhor notebook Ryzen 5?
Escolher o melhor notebook Ryzen 5 não é uma tarefa fácil. Isso depende das suas necessidades e orçamento disponível.
Por isso, antes de escolher o notebook, pense:
- Quais programas e jogos quero rodar?
- Quero uma tela com maior qualidade ou uma convencional me atenderá?
- Preciso de bastante espaço de armazenamento?
- Qual o principal tipo de uso desse notebook? Pessoal, estudos, trabalho?
Enfim, na maioria dos casos, o Lenovo IdeaPad S145 Ryzen 5 atenderá suas necessidades. Ele oferece uma boa combinação custo-benefício.
Para os gamers, a escolha ideal é o Dell G15, que combina o Ryzen 5 com a poderosa NVIDIA RTX 3050 para rodar a maioria dos games atuais.
Como dito, a escolha depende muito das suas necessidades, preferência e orçamento. Por isso, nossa lista incluímos os melhores em diferentes faixas de preço e casos de uso!


Sou formado em Tecnologia da Informação em 2015 pela UNIP e sou apaixonado pelo mundo da tecnologia onde atuo desde 2010. Em 2021 resolvi criar este site para ser o melhor site de notebook do Brasil, resolvi pegar minha expertise de anos e transmitir em conhecimento para o maior número de pessoas.