Notebook Lenovo é Bom? Vale a Pena Mesmo?

Se você está procurando por um novo notebook para comprar, provavelmente se deparou com diversas marcas no mercado, com vários modelos e preços diferentes, e a Lenovo estava entre elas, certo?

A marca é muito famosa no Brasil, e é uma das maiores fabricantes mundiais de notebook, oferecendo aos seus consumidores um catálogo bem extenso, com linhas que prometem atender a todos os usuários.

Mas, durante a pesquisa, muitas pessoas acabam se perguntando se o notebook Lenovo é bom, e se realmente vale a pena.

Por isso, para te ajudar a entender tudo sobre essa marca, elaboramos um guia completo contando a história da empresa, suas vantagens e desvantagens, principais linhas e algumas opções de ótimos modelos de notebook Lenovo para comprar. Confira!

Sobre a Lenovo

A Lenovo surgiu em 1984 na China, em Pequim e, desde então, fez um grande progresso no âmbito tecnológico.

No ano de 2005, a marca comprou os direitos dos computadores da IBM que, no período, fabricava duas linhas: o IdeaPad, voltada para o entretenimento, e ThinkPad, para uso empresarial.

A empresa manteve as linhas da IBM. E, hoje, atua com mais 2 linhas principais: a Yoga e a Legion, além dos modelos de chromebooks.

No Brasil, a Lenovo atua com uma fábrica na cidade de Indaiatuba, interior de São Paulo.

Mas a forte presença da Lenovo no mercado de eletrônicos é global, produzindo, além de notebooks, linhas de smartphones e alguns outros produtos tecnológicos, como caixinhas de som, fones, displays e etc.

Em 2014, a Lenovo adquiriu uma grande empresa de tecnologia do mercado: a Motorola.

Desse modo, com o crescimento no segmento, a Lenovo já está presente em mais de 60 países, atuando de forma direta. Aliás, seus produtos são comercializados em mais de 160 países.

Isso faz da Lenovo umas das principais e melhores marcas de notebooks do mercado, ficando no top 5 marcas.

Além disso, ela tem mais de 15 milhões de produtos vendidos todos os anos, e um valor de mercado que já passa de 20 bilhões de dólares.

Lenovo no Reclame Aqui

O Reclame Aqui é um dos sites mais procurados, para ver as avaliações de uma empresa no Brasil.

Pois lá, os consumidores podem acessar todas as reclamações que já foram feitas e como a empresa lidou com a situação.

No dia de publicação deste artigo, a nota da Lenovo no Reclame Aqui é de 7,4, considerada como uma nota boa pelo site.

No total, a empresa recebeu 1838 reclamações, e respondeu 1795. Ou seja, 97,7% das reclamações feitas.

O índice de resolução é de 76,8% e, desses clientes, cerca de 60% afirmam que voltariam a comprar novamente com a Lenovo.

Quais as linhas de notebooks da Lenovo?

A Lenovo possui uma variedade de modelos de notebook bem grande, que se dividem em algumas linhas da marca, sendo cada uma delas voltada para atender às necessidades de perfis diferentes de usuários.

Então, veja a seguir quais são as principais linhas da Lenovo, as características de cada uma, e para quem são indicadas!

IdeaPad

A linha IdeaPad da Lenovo é a mais básica, e a que mais vende no mercado brasileiro. Os notebooks da linha são focados no uso para entretenimento, trabalho e estudo.

Aliás, é possível encontrar uma variedade gigantesca de combinações de configurações, para atender à demanda de todos os perfis de usuários.

Uma caraterística muito predominante dessa linha é o design dos modelos, pois são sempre inovadores e muito bonitos, chamando bastante a atenção do público.

Além disso, os notebooks IdeaPad são os mais portáteis da Lenovo, com peso mais leve e estrutura fininha.

Legion

A Legion é a linha voltada para gamers da Lenovo. Esse perfil de usuário precisa de um notebook com desempenho mais alto, para dar conta de rodar os jogos com perfeição.

Por isso, para quem precisa de muito desempenho, a Legion é a linha ideal da Lenovo!

Com configurações muito robustas, design totalmente diferenciado e bem compacto, o que coloca os notebooks gamers da Lenovo como um dos mais finos do mercado.

Os notebooks dessa linha possuem processador Intel Core i7 de 10ª geração, 16GB ou 8 GB de memória RAM, placa de vídeo RTX 2060 e memória interna no formato SSD, para garantir desempenho.

Contudo, são modelos um pouco mais caros, e indicados para heavy users e usuários hardcore, seja para jogos ou para trabalhar com programas pesados.

Chromebook

Os chromebooks da Lenovo formam a categoria mais em conta da marca.

Pois esses aparelhos são voltados para estudantes e profissionais que precisam apenas de uma máquina de apoio para usar fora de casa, e realizar tarefas simples.

Os modelos de chromebooks são levinhos e altamente portáteis e bem compactos.

Ademais, também possuem configurações mais simples, acompanhados do sistema operacional Chrome OS.

ThinkPad

A linha ThinkPa, da linhagem de computadores da IBM, é ideal para o público empresarial, com modelos que unem design, acabamento e ótimas configurações para garantir o desempenho no dia a dia de trabalho.

Yoga

Por fim, a linha Yoga da Lenovo é muito procurada e amada pelos brasileiros.

O foco dos modelos está no design inovador e bonito, capaz de dar mais versatilidade aos usuários do que os notebooks convencionais.

Com aparelhos 2 em 1 que possuem ótimas configurações, tela touch screen super sensível e rotação da tela de até 360º, os modelos da linha Yoga são ideais para quem procura por produtividade, e aparelhos que permitam facilitar o dia a dia de uso.

Além disso, por ser 2 em 1, os Yoga são opções perfeitas para quem trabalha com edição e design, principalmente os modelos com processadores mais altos e boa placa de vídeo.

Vantagens e desvantagens da Lenovo

Bom, como todas as marcas, a Lenovo também possui as suas vantagens e desvantagens, e são sobre esses pontos que vamos comentar agora. Confira!

Vantagens da Lenovo

A principal e maior vantagem da Lenovo é, sem dúvidas, o ótimo custo benefício dos seus produtos, em todas as linhas.

Quando comparado com a concorrência, a Lenovo consegue oferecer modelos que unem design, desempenho, performance e beleza em um só produto, desbancando várias outras marcas.

Além disso, outra vantagem é que a variedade de modelos é gigante, sendo que é possível encontrar um mesmo modelo com várias opções de processador, memória RAM e armazenamento interno. Assim, fica bem mais fácil encontrar o modelo perfeito.

Ademais, a Lenovo consegue oferecer configurações que são suficientes para todos os públicos, desde estudantes que precisam de um notebook básico, até gamers e profissionais que necessitam de uma máquina com processador de altíssima qualidade, e ótima placa de vídeo.

Por fim, todos os notebooks possuem hardware atualizado, outro benefício muito interessante da Lenovo e que garante um diferencial competitivo bem grande.

Desvantagens da Lenovo

Por outro lado, a Lenovo sofre muitas reclamações com relação à baixa durabilidade dos notebooks, principalmente das linhas mais simples, que são mais voltadas para a estética e para tarefas básicas.

Outro ponto negativo que podemos destacar são os designs dos modelos que, apesar de serem muito bonitos, não mudam muito com o tempo, seguindo sempre um mesmo padrão.

Melhores notebooks Lenovo

Agora que você já conhece melhor a empresa, e as vantagens e desvantagens dos notebooks Lenovo, confira uma lista com os top 5 melhores notebooks Lenovo do mercado hoje!

Procuramos selecionar opções para os principais perfis de clientes, indo desde máquinas mais básicas, para realizar tarefas simples, até opções de notebooks bem robustos e potentes. Confira!

1- Legion Y540

Como comentamos mais acima, a linha Legion da Lenovo é voltada para o mundo gamer.

Dessa forma, por conta das necessidades desses usuários, os notebooks que compõem a linha possuem as melhores configurações da marca.

No caso do Legion Y540, ele conta com o processador Core i7, 16GB de memória RAM e memória interna híbrida, sendo 256 GB em SSD e mais 1 TB em HD.

Ou seja, espaço e alta performance não faltam nunca para os usuários do Y540!

O notebook pode ser considerado o melhor da Lenovo no ano de 2022, e conta com uma placa de vídeo GeForce RTX 2060 da Nvidia, um modelo dedicado com 6GB de memória, que equipa todos os notebooks da linha Legion.

Com esse notebook, é possível rodar qualquer jogo e qualquer programa, por mais pesado que ele seja, com muita eficiência e o máximo de qualidade.

Além disso, a estrutura é mais reforçada, o que garante maior durabilidade.

A tela possui resolução FULL HD e 15,6”, e o design do modelo foca a refrigeração do notebook. Afinal, os usuários costumam ser heavy users, e exigem bastante da máquina.

Configurações:

  • Processador: Intel Core i7
  • Memória interna: 1 TB HD + 256 GB SSD
  • Memória RAM: 16 GB
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce RTX 2060 com 6GB de memória
  • Tela: 15.6” FHD
  • Linha: Legion

2- Lenovo ThinkPad T490

Para quem quer um modelo para uso profissional, a linha ThinkPad é a ideal e o T490 é perfeito!

Em segundo lugar da lista, esse notebook é considerado um dos melhores notebooks de todo o mercado nacional, unindo qualidade, performance e preço em um produto.

Essa máquina é ideal tanto para trabalho, como para estudo, jogos, assistir séries ou editar mídias.

O design do modelo é Premium, ou seja, construído de maneira reforçada. As configurações internas são robustas e oferecem desempenho intermediário.

O ThinkPad T490 está disponível com processador Core i5 ou Core i7, placa de vídeo Intel UHD Graphics ou Nvidia, dependendo do modelo escolhido pelo comprador.

Seguindo a mesma linha, ele está disponível com 8GB de RAM ou 16GB. E a tela é de 14 polegadas e antirreflexo, tamanho padrão das telas da linha ThinkPad.

Configurações:

  • Processador: Intel Core i7 ou Core i5
  • Memória interna: 256 GB
  • Memória RAM: 16 GB ou 8 GB
  • Placa de vídeo: Intel HD Graphics 620 ou Nvidia GeForce MX250
  • Tela: 14’ antirreflexo
  • Linha: ThinkPad

3- IdeaPad Gaming 3i (15)

Na linha IdeaPad, a mais famosa da marca, temos o Gaming 3i, um dos modelos mais tops da categoria.

O notebook possui processador Intel Core i7 de décima geração, placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1650 dedicada com 4GB de memória, e o armazenamento interno pode ser escolhido entre uma opção com 256 GB, ou uma de 512 GB.

A tela é Full HD, possui sistema antirreflexo e 15.6”, além de possuir uma bateria que oferece desempenho de cerca de 10 horas longe da tomada.

Mesmo fazendo parte da linha básica da Lenovo, o Gaming 3i foi pensado para pessoas que querem um notebook bem versátil, que dê conta de tarefas mais pesadas.

Mas que também possua um design bem bonito, e sirva também para entretenimento.

Configurações:

  • Processador: Intel Core i7 de 10ª geração
  • Memória interna: 512 GB ou 256 GB
  • Memória RAM: 8 GB ou 16 GB
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce GTX 1650 dedicada com 4GB
  • Tela: 15.6” FHD
  • Linha: Ideapa

4- IdeaPad S145

O modelo mais famoso da marca é o IdeaPad S145! Outro modelo da linha IdeaPad para você, mas agora mais voltado para quem precisa de uma máquina mais simples e com ótimo custo benefício.

O design do modelo é incrível, e considerado como um dos mais bonitos do mercado nacional.

Ele é ultrafino, leve e altamente portátil, perfeito para quem precisa de um notebook para transportar no dia a dia.

A tela é de 15.6”, tem sistema antirreflexo, oferece imagens perfeitas e confortáveis aos olhos.

No total, a Lenovo oferece 9 combinações diferentes de configurações, e características no seu modelo IdeaPad S145.

Dessa forma, cada usuário escolhe aquele que atenda melhor às suas necessidades.

Os processadores são todos Intel Core (variando os modelos e gerações) e a placa de vídeo do S145 pode ser a Nvidia GeForce MX110 dedicada, com 2GB em alguns modelos.

Outro ponto legal é que a tela rotaciona até 180º, dando muito mais versatilidade para os usuários.

Assim, ele é mais voltado para profissionais e estudantes, que precisam de um computador portátil com ótimo desempenho e performance.

Configurações:

  • Processador: Intel Core i3 e 8 variações
  • Memória interna: 1TB HD e mais 8
  • Memória RAM: 4 GB e mais 8
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce MX110
  • Tela: 15.6” HD
  • Linha: IdeaPad

5- Chromebook 100e (2ª geração)

Por fim, falando da linha Chromebook da Lenovo, o modelo 100e de 2ª geração é a melhor opção para quem quer um modelo de notebook mais simples, e com o sistema Chrome OS!

A tela é de 11.6”, possui sistema antirreflexo, e é muito confortável para os olhos. Além disso, possui acesso direto para o Classroom e o G Suite.

Pois a maioria dos usuários desse modelo são estudantes, ou profissionais que precisam de uma máquina de apoio e simples para levar consigo no dia a dia.

Ademais, a bateria também é incrível, durando cerca de 10 horas em uso moderado. O RAM é de 4GB, e o 100e possui 32GB de armazenamento interno, acompanhado do processador Celeron N4000 da Intel.

Configurações:

  • Processador: Celeron N4000 da Intel
  • Memória interna: 32 GB
  • Memória RAM: 4 GB
  • Placa de vídeo: Nvidia GeForce MX110
  • Tela: 11.6” HD
  • Linha: Chromebook

Mas, afinal, notebook Lenovo é bom? Vale a pena?

Que a Lenovo é uma das principais e maiores fabricantes de notebooks de todo o mundo, não é novidade!

A empresa é muito reconhecida no Brasil e mundialmente, por conta da quantidade de modelos diferentes que possui, e a capacidade de oferecer o produto ideal para qualquer perfil de usuário.

Além disso, a Lenovo possui alguns dos modelos com melhor custo benefício do mercado, permitindo que até quem possui um orçamento baixo, consiga adquirir um notebook de qualidade.

Mas, por outro lado, como comentamos acima, a Lenovo recebe bastante reclamação quando o assunto se trata da durabilidade dos notebooks, o que pode ser um fator bem desmotivador para algumas pessoas.

No entanto, mesmo tendo esse ponto negativo, é indiscutível que a fabricante oferece opções de notebooks com muito mais vantagens do que desvantagens aos usuários.

E é importante pensar que um dos focos da Lenovo é, justamente, oferecer produtos a um preço mais acessível, o que acaba justificando o material de fabricação ser de uma qualidade um pouco inferior.

No geral, a durabilidade também se relaciona com o uso. Portanto, se a ideia é equipar uma empresa com notebooks Lenovo, por exemplo, o mais recomendado é optar pelas linhas que são feitas para durar mais, como os notebooks Legion ou ThinkPad, por exemplo.

Enfim, para quem quer um notebook para utilizar no dia a dia, a Lenovo não deixa de ser uma boa opção.

Aliás, é uma das melhores marcas para considerar no momento de fazer a sua escolha!

Destacamos que este site é suportado por vocês leitores. E quando você compra através dos links em nosso site, podemos ganhar uma comissão como afiliado.