Notebook com Placa de Vídeo Dedicada: Os 5 Melhores do Mercado!

Vamos analisar os 5 melhores Notebooks com placa de vídeo dedicada do mercado e indicar qual comprar de acordo com suas necessidades

Por que escolher um notebook com placa de vídeo dedicada?

A diferença está no fato de que a placa dedicada traz sua própria memória de processamento, dedicada aos gráficos (GPU) enquanto a placa integrada divide a mesma memória de processamento da CPU.

É importante saber que, se você quer apenas rodar vídeos do YouTube, jogar alguns jogos (ainda que com bons gráficos) e fazer algumas edições de fotografias, você provavelmente não necessita de uma placa de vídeo dedicada.

Há excelentes placas de vídeo integradas que possuem uma boa performance e podem rodar facilmente vídeos, ainda que em 4k, sem problemas.

Na verdade, a maioria dos usuários comuns não vão precisar de uma placa de vídeo dedicada, sendo melhor optar por placas integradas que são mais baratas e não causam muito aquecimento.

Agora, se você busca uma melhor experiência visual como designer gráfico, arquiteto, editor de vídeo, fotógrafo, artista e gamer avançado; aí você realmente vai precisar de uma placa de vídeo dedicada, ou offboard, pois estas trazem sua própria memória de vídeo, sem compartilhar da memória RAM do computador para as tarefas realizadas, assim, tudo fica mais rápido e roda mais suave.

Em compensação, as placas offboard geram muito mais calor, exigindo mais energia e também um sistema de resfriamento, para que realizem o processamento gráfico exigido pelo usuário.

Por isso, notebooks gamers e equipados com placa dedicada costumam ser mais pesados e mais caros.

Beleza, eu já decidi que preciso de um notebook com placa de vídeo dedicada, mas qual comprar então?

Aí depende um pouco de quanto tem para gastar e do que você realmente quer, vamos ver a seguir as melhores opções do mercado, desde o melhor custo-benefício, até o mais potente (e mais caro também) que você pode encontrar!

Leia também:

Notebook com placa de vídeo dedicada: os 5 Melhores!

1 – Samsung Expert X40

  • Tela: 15,6 polegadas com resolução HD
  • Processador: i5 de 8° geração
  • Memória RAM: 8 GB
  • Armazenamento: HD de 1TB
  • Placa de vídeo: GeForce MX110 com 2 GB de memória dedicada

Esta é uma opção com excelente custo-benefício para quem está procurando um notebook com placa dedicada barato e com bom desempenho.

É um dos mais indicados para edições de vídeo, talvez, a única alteração que seja recomendada fazer seja a instalação de uma memória SSD para deixar tudo ainda mais rápido e suave, pois a memória que vem de fábrica é um HD de 1 TB.

Em compensação, os 2GB de memória dedicada fazem bem seu papel e garantem um bom desempenho na utilização de editores de vídeo.

2 – MSI GE76 Raider

  • Tela: 17.3 polegadas com resolução HD
  • Processador: i7 de 11ª geração
  • Memória RAM: 16 GB
  • Armazenamento: SSD de 1TB
  • Placa de vídeo: NVIDIA Ge GeForce RTX 3060

Agora, se você é um gamer e realmente está disposto a ter realmente tudo o que o dinheiro pode comprar, sua escolha é esta, o melhor notebook com placa de vídeo dedicada para gamers.

É um notebook poderoso e portátil, que tem tudo que precisa para surpreender na qualidade gráfica e velocidade.

Obviamente, todo esse poder tem um preço, mas o custo vale a pena se você quer alcançar toda a diversão!

Além de 16 GB de memória RAM ele ainda traz a placa de vídeo dedicada mais avançada da NVIDIA e um SSD de impressionantes 1TB.

Não tem como não rodar todos os jogos AAA do mercado!

3 – DELL Notebook Gamer G15-i1000-D20P

  • Tela: FHD WVA de 15.6″
  • Processador: i5 de 10ª geração
  • Memória RAM: 8GB 1x8GB, DDR4, 2933MHz
  • Armazenamento: SSD de 512 GB
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1650

Se você busca um notebook com placa de vídeo dedicada confiável e com preço razoável (de volta ao mundo real), uma excelente opção é este Notebook Gamer da DELL.

A confiabilidade da marca, que traz sua assistência técnica exclusiva, garante bom desempenho neste notebook gamer que traz uma placa dedicada NVIDIA GeForce GTX 1650, que, juntamente com o restante do conjunto, promove uma incrível experiência, tanto para jogos quanto para edição de vídeos.

4 – Notebook Lenovo Ultra Fino Ideapad 3i

  • Tela: 15.6″ Full HD
  • Processador: Core i7-10510U
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento: SSD de 256 GB
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce MX330 com 2GB GDDR5 dedicados

Se sua escolha é por ter mais portabilidade, este notebook ultrafino da Lenovo pode ser ideal para você.

Com seu design ultrafino e corpo metálico ele lembra bastante os modelos da concorrente que traz uma maçãzinha, com alguma vantagem no preço.

Este é um modelo que traz um conjunto muito bom, com capacidade para rodar os melhores editores de vídeo e games com excelente qualidade.

Mas seu ponto forte é, sem dúvidas, a portabilidade e leveza, pois pesa apenas 1,7 kg, contra 2,9 kg do nosso segundo da lista – é pesado ter potência!

5 – Notebook Avell A52 LIV

  • Tela:15.6″ Full HD
  • Processador: Core i5 de 10ª geração
  • Memória RAM: 16GB (2x 8GB)
  • Armazenamento: SSD de 256 GB
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce GTX 1650TI

Finalizando nossa lista, temos este notebook com placa de vídeo dedicada da Avell, uma marca que possui diversas opções com deste tipo, vários deles com muita utilização para edição de vídeos.

Esta opção possui placa de Vídeo NVIDIA GeForce GTX 1650TI, com ótima capacidade de processamento.

É uma opção intermediária entre todas as aqui mostradas, trazendo um excelente conjunto para quem quer, principalmente, trabalhar com edição de vídeos.

Conclusão

Todos os Notebooks com placa de vídeo dedicada acima são extremamente confiáveis e possuem um bom desempenho, dependendo do objetivo que você procura e do dinheiro que você possui disponível para investimento.

Como sempre, suas necessidades (e o seu dinheiro) é que vão ditar se você quer um melhor custo-benefício ou o melhor desempenho disponível no mercado.

Além disso, peso, portabilidade e beleza/estilo também fazem parte dos requisitos de escolha, sendo que uma característica pode pesar mais, ou menos, dependendo do usuário.

Com certeza, após analisar tudo o que trouxemos acima, você terá mais condições de analisar e escolher o que melhor te atende.

Espero que tenhamos te ajudado! Boa sorte em sua compra!

Dúvidas frequentes sobre o assunto

O que é notebook com placa de vídeo dedicada?
O notebook com placa de vídeo dedicada já traz em seu interior uma placa de vídeo não integrada à placa mãe, com sua própria unidade de processamento dedicada somente ao processamento gráfico.
Para que serve a placa de vídeo?
A placa de vídeo é responsável por gerar imagens na tela do computador, gráficos de jogos e também todo tipo de imagem exibida.
Tem como por placa de vídeo dedicada no notebook?
Se ele já vem com uma placa integrada, não é possível remover essa placa, mas há a possibilidade de usar uma placa dedicada externa.
Qual a vantagem da placa de vídeo dedicada?
A placa de vídeo dedicada já possui sua própria unidade de processamento (GPU), que se dedica unicamente ao processamento de imagens.
Qual é a diferença entre placa de vídeo dedicada e integrada?
A placa dedicada traz sua própria memória de processamento, dedicada aos gráficos (GPU) enquanto a placa integrada divide a mesma memória de processamento da CPU.
Tem como tirar a placa de vídeo integrada?
Não tem como tirar uma placa de vídeo integrada, pois esta faz parte da placa mãe. Mas há a possibilidade de se utilizar uma placa de vídeo dedicada externa.