Ranking dos Melhores Notebooks Para Jogos: Qual o Melhor?

Encontrar um notebook bom para jogos é uma tarefa um tanto delicada.

Afinal de contas, existe uma enorme variedade de modelos disponíveis no mercado atualmente.

Os gamers sabem da importância de ter um computador potente para jogar!

Na grande maioria das vezes, os jogos costumam ser pesados e demandam bastante performance para não travar, e nem atrasar durante as partidas e ações.

Por isso, escolher um modelo com placa de vídeo dedicada é muitas das vezes essencial!

Quando o assunto se volta para notebooks, que são computadores portáteis, encontrar um com todas as funcionalidades e características necessárias para jogar de forma tranquila, pode ser ainda mais difícil.

No entanto, a boa notícia é que existem alguns fatores que você pode utilizar no momento de escolher um notebook para jogos, que consiga atender às suas necessidades!

Por isso, nesse guia, vamos te ensinar o que você deve observar no momento de comprar um notebook bom para jogos.

Além disso, apresentaremos também um ranking com os melhores notebooks gamer de 2022, e as melhores marcas do mercado!

Portanto, continue lendo para entender tudo o que você precisa saber antes de comprar um notebook para jogos!

O que considerar para escolher um notebook bom para jogos

O terror dos gamers são os lags e travamentos durante os jogos, que podem detonar a performance durante as partidas.

Para evitar esse tipo de situação, você precisa começar entendendo quais características são fundamentais em um notebook gamer.

Enfim, confira abaixo quais são os quesitos principais dos notebooks gamers bons.

Bem como as características essenciais a serem analisadas no momento da escolha:

Processador

Se queremos um notebook bom para jogo, então, um dos primeiros quesitos a se analisar é o processador do modelo.

É o processador que irá determinar a rapidez dos seus jogos, e se ele vai travar ou não, quando você precisar passar horas utilizando a máquina para jogar.

Portanto, ter um bom processador é essencial para quem quer comprar um notebook gamer veloz, e que não sobrecarregue com facilidade.

Os processadores com, no mínimo, 3 GHz são os mais recomendados para quem procurar um notebook bom para jogos, permitindo rodar vários tipos de games diferentes com a mesma eficiência, e em alta velocidade.

Outro ponto do processador que você deve considerar são os núcleos, responsáveis por garantir que o notebook consiga executar mais de uma ação ao mesmo tempo.

E evitando que se criem filas imensas de processos e, consequentemente, evitando travamentos e lentidão.

Por isso, prefira os modelos que possuem quatro ou mais núcleos. Somente assim você terá um notebook gamer de alto desempenho.

Placa de Vídeo

Junto com um bom processador, um notebook gamer requer uma placa de vídeo de alta qualidade, e que ofereça bons gráficos para jogos.

Para jogos mais pesados, como é o caso de Assassin’s Creed, por exemplo, é essencial optar por placas de vídeo dedicadas, e que possuam mais de 2 GB.

Para jogos mais leves (como League of Legends e Minecraft), dá para comprar modelos com placa de vídeo integrada, que costumam ser mais em conta.

Como não é possível realizar um upgrade de placa de vídeo de notebook, é essencial que você defina muito bem antes o que pretende jogar, para escolher um notebook capaz de atender e evitar estresse no futuro.

Memória RAM

Depois do processador e da placa de vídeo, a memória RAM aparece como um dos componentes mais importantes de um notebook bom para jogar.

A memória RAM é a responsável por permitir que o seu notebook consiga abrir vários programas de uma vez, e acessar várias abas na internet sem ficar travando.

Para garantir que o desempenho do notebook seja bom, escolha um modelo que possua 8GB de memória RAM, no mínimo!

Essa memória costuma dar conta de rodar a grande maioria dos jogos, e os mais famosos com tranquilidade.

Suporte para SSD

O SSD pode ser utilizado em um notebook para aumentar e otimizar a velocidade do sistema operacional como um todo, o que inclui o tempo de carregamento dos programas e dos jogos.

A maioria dos modelos de notebooks gamer do mercado não possuem SSD embutido.

No entanto, algumas opções têm suporte para SSD, permitindo que você o compre separadamente e instale.

Se puder, prefira pelo modelo que já tenha esse suporte para SSD e, se resolver instalar um no seu notebook, opte por um de, no mínimo, 250 GB, que possuem o tamanho ideal para jogos.

Teclado

Para quem joga, o teclado de um notebook é um dos componentes que mais serão utilizados. Por isso, é essencial que ele seja responsivo e bem confortável!

Algumas opções de notebooks para jogos possuem teclados com iluminação, com led e, até mesmo, com design bem diferente e adaptado para jogos.

Se der para testar antes as teclas é até melhor. Pois, assim, você consegue perceber o toque, e se ele é sensível o suficiente para o seu gosto pessoal.

Tela

Com relação às telas dos notebooks para jogos, é ideal que elas sejam Full HD (FHD), e não comente HD. Pois são mais confortáveis para os olhos e cansam menos a vista.

Outro ponto de atenção é verificar o tamanho das telas. Elas não podem ser pequenas demais e nem muito grandes.

Afinal de contas, se for muito pequena, a experiência jogando não será nada boa.

Em contrapartida, se for muito grande, irá atrapalhar na portabilidade do seu notebook.

Um bom tamanho são as telas que possuem 15 polegadas, mais ou menos, que é o ponto de equilíbrio entre os dois extremos.

Preço

Se você já chegou a dar uma olhada em notebooks gamer, então, já viu que o preço não é dos melhores, não é mesmo?

Essas máquinas costumam ter características de um nível bem acima dos notebooks para estudo ou para trabalho.

Pois para rodar jogos, requer uma performance mais alta. E, para isso, investir em um bom processador, uma boa placa de vídeo e uma boa tela são essenciais.

Existem notebooks de todas as faixas de preço. Mas, quando falamos em notebooks bom para jogos e baratos, o piso é de cerca de R$3.000,00.

Portanto, se você busca um notebook até 2000 reais, é quase impossível de você conseguir.

Ranking dos 7 melhores notebooks bons para jogos de 2022

Agora que já te explicamos o que é necessário avaliar antes de escolher o seu notebook gamer, confira uma lista com as 7 melhores opções do mercado, e aproveite pra ver qual se encaixa melhor nas suas necessidades!

1- Avell A62 ETX LIV

Considerado como um dos melhores notebooks custo-benefício para jogos por muitas pessoas, o Avell A62 ETX LIV é a opção perfeita para quem quer o mais alto padrão de desempenho e luxo para jogos, e está disposto a pagar o preço para isso.

Por conseguir aliar qualidade e preço em um só aparelho, esse modelo da Avell vem em nossa primeira posição com um processador Intel Core i7 de 10ª geração, equipado com um sistema turbo max.

Ele possui 16GB de memória RAM. Além disso, ainda é possível expandi-la para até 64 GB. Na memória interna, os usuários encontram um SSD de 500 GB, perfeito para quem quer evitar problemas com espaço e lentidão.

A placa de vídeo é a Nvidia Geforce RTX 2060 dedicada, que possui RAM de 6GB. Ou seja, você nunca terá problemas com carregamento e lentidão!

A tela do modelo é de 15,6 polegadas, ótima para jogos e para carregar na bolsa quando necessário, além de possuir a resolução em Full HD.

O modelo consegue rodar vários tipos de jogos, desde os mais leves até alguns mais pesados.

Além disso, a excelente escolha da placa de vídeo e processador garantem que o seu notebook não vai travar, mesmo rodando gráficos bem elevados.

Características:

  • Marca: Avell
  • Processador: Intel Core i7 – 10ª Geração
  • Placa de vídeo: Geforce RTX 2060
  • Memória RAM: 16 GB
  • Armazenamento interno: 500GB em SSD
  • Tela: 15.6 polegadas e FHD
  • Série: A

2- Acer Nitro 5 AN515-51-50U2

Para quem quer um notebook gamer bom e barato, o Acer Nitro 5 pode ser a escolha ideal!

Afinal, ele é um dos melhores notebooks Acer atualmente.

A Acer é uma das melhores marcas de notebooks com alto desempenho no Brasil e, por isso, se tornou uma das preferidas no mundo gamer.

O Nitro 5 possui alto desempenho e gráficos de altíssima qualidade, além de um preço competitivo para o que oferece quando comparado com outros com configurações parecidas de outras marcas.

O notebook possui processador Intel Core i5 de 7ª geração e uma placa de vídeo Geforce GTX 1050 da Nvidia equipada com uma memória RAM de 8GB em DDR4 e uma memória GDDR5 de 4 GB!

E tudo isso aliado a um armazenamento interno de 1 TB, para realmente não faltar espaço e nem desempenho!

Essas configurações tornam o notebook capaz de rodar até jogos mais pesados sem travar, como Call of Duty e Dota 2. Além disso, ele é um ótimo notebook para jogar Free Fire.

O teclado do Nitro 5 possui iluminação e um design gamer todo próprio e diferenciado, que traz uma beleza a mais para o produto.

Características:

  • Marca: Acer
  • Processador: Intel Core i5 de 7ª Geração
  • Placa de vídeo: Geforce GTX 1050 da Nvidia
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento interno: 1 TB
  • Tela: 15,6 polegadas
  • Série: Nitro 5

3- Dell G5 5590

Outra opção para quem quer muito desempenho e um preço um pouco mais acessível, o Dell G5 5590 é equipado com o processador i7 de 9ª Geração da Intel, capaz de alcançar uma frequência de 4.5Ghz!

O modelo é equipado com uma memória RAM de 16 GB, e memória interna do processador de 256 GB em SSD. Ademais, com relação ao armazenamento interno, a Dell colocou um HD de 1 TB.

A placa de vídeo do modelo é a GTX 1660ti dedicada, que possibilita jogar qualquer jogo com gráficos muito bons.

A tela também é Full HD, de 15.6 polegadas, e com uma taxa de atualização de 60Hz, que está um pouco abaixo dos outros modelos de notebooks gamer, mas não deixa de ser uma ótima opção!

Sem dúvida, o modelo consegue executar com excelência a maioria dos jogos de grande renome da atualidade!

Características:

  • Marca: Dell
  • Processador: Intel Core i7 de 9ª geração
  • Placa de vídeo: Geforce CTX 1660ti dedicada da Nvidia
  • Memória RAM: 16GB
  • Armazenamento interno: 1 TB
  • Tela: 15.6 polegadas FHD
  • Série: G5

4- Lenovo Legion 5i

O modelo de notebook gamer da Lenovo é o Legion 5i, uma opção de alta performance e que está entre os top de linha atualmente, concorrendo lado a lado com marcas e modelos bem mais voltados para o mundo gamer.

Ele também é equipado com o processador i7 da Intel, mas com o da 10ª geração e acompanhado com 16GB de RAM.

Essa combinação coloca o 5i da Lenovo como um dos modelos com maior performance e potência do mercado!

O armazenamento interno do modelo é do tipo SSD e possui 512 GB, sendo muito rápido e eficiente.

Junto com o armazenamento interno, está a placa de vídeo do modelo RTX 2060 que, aliás, é uma das melhores atualmente!

Além disso, para complementar a experiência, a tela é de 16.6 polegadas e possui a resolução Full HD, com uma taxa de atualização de 120 GHz.

Características:

  • Marca: Lenovo
  • Processador: Intel Core i7 de 10ª geração
  • Placa de vídeo: RTX 2060
  • Memória RAM: 16GB
  • Armazenamento interno: 512 GB
  • Tela: 15.6 polegadas full HD
  • Série: 5i

5- Samsung Expert X50

Uma ótima opção de notebook para jogos e para trabalho, o Samsung Expert X50 possui alto desempenho tanto para programas mais pesados, como para jogos.

Afina, ele é equipado com a Nvidia Geforce MX110 dedicada com 2GB, e garante que os comandos sejam executados de forma rápida e sem lentidão.

O processador é o Intel Core i7 de 8ª geração, um dos melhores atualmente. Assim como uma memória RAM de 8GB, acompanhada de armazenamento interno HD com 1 TB.

Contudo, o único problema desse modelo é que o preço é um pouco mais alto, sendo possível encontrar opções mais em conta.

Mas ele continua sendo uma ótima opção para quem quer um notebook bem versátil.

A tela também é de 15,6 polegadas, com resolução Full HD e design muito elegante e bonito.

Características:

  • Marca: Samsung
  • Processador: Intel Core i7 de 8ª geração
  • Placa de vídeo: Geforce MX110
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento interno: 1TB
  • Tela: 15.6 polegadas full HD
  • Série: Expert 50

6- Acer Aspire 5

Enfim, mais um modelo da Acer, o Aspire 5 que, além de ser uma ótima opção para profissionais que precisam de alto desempenho, também é uma alternativa interessante para jogos.

Ele possui a placa de vídeo Geforce MX130 da Nvidia dedicada, com 2 GB de memória.

O processador é do modelo i5 da Intel de 8ª Geração. Desse modo, ele permite rodar alguns dos jogos populares com uma boa resposta e rapidez.

O Aspire 5 é um dos modelos mais em conta de notebooks gamer que você pode encontrar no mercado.

Por isso, vale muito a pena para quem quer jogar alguns games mais leves e populares. No entanto, é bom destacar que jogos muito pesados podem sofrer alguns lags.

A memória RAM é de 8 GB, e o armazenamento interno é de 512 GB em SSD.

Características:

  • Marca: Acer
  • Processador: Intel Core i5 de 8ª geração
  • Placa de vídeo: Geforce MX130
  • Memória RAM: 8GB
  • Armazenamento interno: 512 GB em SSd
  • Tela: 15.6 polegadas
  • Série: Aspire 5

7- Acer Aspire 3

Por fim, temos o Acer Aspire 3 para fechar a lista, o irmão do modelo anterior, indicado para quem não quer arriscar em jogos pesados, e busca apenas um notebook que garanta bom desempenho em jogos e no dia a dia.

Esse modelo da Acer é um notebook intermediário, com placa de vídeo integrada. Por isso, o seu preço é menor em relação aos demais, mas impede a execução de programas e jogos extremamente carregados com eficiência.

Além disso, ele é equipado com o processador Ryzen 5 que atinge até 3,6GHz, placa de vídeo Radeon Vega 8 Graphics e uma memória RAM de 12 GB.

Aliás, a configuração é perfeita para rodar jogos mais leves, e garantir uma boa usabilidade do notebook para estudo ou trabalho também.

Ademais, a tela é HD de 15.6”, e o armazenamento interno é no formato HD, com 1 TB.

Características:

  • Marca: Acer
  • Processador: Ryzen 5
  • Placa de vídeo: integrada
  • Memória RAM: 12GB
  • Armazenamento interno: 1 TB em HD
  • Tela: 15.6 polegadas
  • Série: Aspire 3

Mas, afinal, qual é o melhor notebook para jogos de 2022?

Ufa! Depois de ver tantos detalhes, e opções de notebooks bom para jogos com características diferentes, você deve estar se perguntando qual é o melhor, certo?

Então! Na verdade, não existe uma resposta definitiva para essa pergunta.

Pois tudo vai depender das suas próprias necessidades.

Desse modo, se você precisa de um notebook para rodar jogos super pesados, será necessário desembolsar um pouco mais para comprar um notebook com características superiores.

Por outro lado, se a sua ideia é rodar jogos mais leves com um bom desempenho, ter um bom espaço e uma boa tela, então, as opções mais básicas de notebook gamer são suficientes para te atender.

Enfim, aqui você conferiu todas as dicas necessárias para saber o que avaliar, e como escolher o seu notebook para jogos.

Assim como também pode conferir uma lista com as melhores opções do mercado, e com características para todos os perfis de usuários!

Portanto, agora é só avaliar as suas necessidades e escolher o seu!

Destacamos que este site é suportado por vocês leitores. E quando você compra através dos links em nosso site, podemos ganhar uma comissão como afiliado.