Melhores Notebooks Para Trabalho de 2022: Qual o Melhor?

Hoje em dia, é cada vez mais necessário investir nos melhores notebooks para trabalho.

Afinal de contas, a tecnologia está mais presente do que nunca no dia a dia das pessoas.

Hoje em dia, a grande maioria dos trabalhos exigem o uso de notebooks para realizar a função, sejam coisas bem básicas, como preencher planilhas, ou para rodar programas mais pesados, como no caso de pessoas que trabalham com programação ou design.

Com a expansão do home office, utilizar um notebook no trabalho se tornou ainda mais necessário.

Dessa forma, com o crescimento dessa necessidade, as marcas começaram a criar produtos específicos, e voltados para quem quer um notebook para trabalhar.

Se você chegou até aqui, certamente, quer saber qual o melhor notebook para trabalho, certo?

Então, continue lendo, pois esse artigo te ajudará a entender o que você precisa conferir para escolher o modelo perfeito para você!

Portanto, continue a leitura para pegar várias dicas, e conferir um ranking com os 7 melhores notebooks para trabalho de 2022!

Então, vamos lá?

O que preciso saber antes de comprar um notebook para trabalho?

Bom, como comentamos acima, utilizar notebooks para trabalho tem se tornado algo cada vez mais comum. Um dos motivos para isso é que o notebook é portátil.

Ou seja, você pode levar do escritório para casa, em viagens, em reuniões e onde precisar!

No entanto, nem todo notebook é próprio para trabalhar.

Por isso, escolher o modelo ideal para você e para as suas necessidades envolve analisar quais atividades você pretende realizar com o seu notebook.

Pois alguns trabalhos necessitam de uma máquina bem potente para serem feitos, enquanto que para outros, uma máquina mais simples já é o suficiente.

Por isso, antes de comprar o seu notebook para estudar e trabalhar, é necessário analisar alguns critérios!

Esse processo garantirá que você compre o modelo ideal, e evite gastar dinheiro à toa.

Então, vamos analisar os principais critérios que você pode considerar para pautar a sua decisão, e ter certeza de que está fazendo uma boa escolha. Confira!

Processador do notebook

Imagine ter que trabalhar, e o notebook ficar travando o tempo todo, ou levando muito tempo para carregar as várias abas que você precisará utilizar?!

Para quem preza por eficiência e otimização de tempo no trabalho, isso, sem dúvida, será um problema, não é mesmo?

Se você quer evitar situações como essa, então, é necessário analisar bem o processador do notebook que você está olhando para comprar.

Como o processador trabalha dentro de um computador como uma espécie de “cérebro”, é ele quem determinará a rapidez e eficiência do notebook.

No mercado, a grande maioria das opções de notebooks voltados para trabalho, recebem os processadores Intel Core, nas versões i7, i5 e i3, na sua composição.

O Core i7 é o melhor e mais avançado deles, dando certeza de que o seu notebook será veloz, e conseguirá manter uma performance muito boa, mesmo em trabalhos mais pesados.

Portanto, essa é a opção ideal de processador para quem precisa trabalhar com muitas abas abertas, ou com programas mais pesados.

O Core i5, por sua vez, é um modelo de processador intermediário, com a finalidade de rodar alguns programas um pouco mais pesados, garantindo performance intermediária ao notebook.

Por fim, o Core i3 da Intel é a opção de processador mais simples e básica, que equipa modelos de notebooks, que conseguem realizar apenas ações mais simples, como criar textos e mexer em planilhas.

Além dos processadores da Intel que citamos aqui, existem os processadores da marca AMD que, na maioria das vezes, já possuem placa de vídeo integrada da marca.

Eles também são uma ótima opção e com excelente qualidade, tanto que servem para equipar PCs e notebooks gamer.

No entanto, o ponto negativo desses modelos AMD é que eles demandam muito mais bateria para funcionarem.

Memória RAM

Outro critério muito importante e que impacta bastante no desempenho de um notebook, é a memória RAM.

Essa memória atua lado a lado ao processador e, portanto, se relaciona com a performance da máquina.

Dessa forma, quanto maior for a memória RAM de um notebook, mais rápido ele será, e menores são as chances de travar ou não rodar um programa.

Se você quer encontrar um notebook bom para trabalhar, é essencial avaliar essa informação!

Você perceberá que, no mercado, existem opções de notebooks com memória RAM que varia de 2 a 12GB!

Para quem quer comprar um bom notebook para trabalho e estudo, o ideal é optar pelos modelos que possuam, no mínimo, 4GB de RAM. Pois isso garante um funcionamento satisfatório aos notebooks.

No entanto, a memória RAM e o processador devem se relacionar, diretamente, com as atividades que você pretende executar.

Sendo assim, se você vai trabalhar com programação, design, edição de vídeos ou algum outro trabalho que envolva trabalhos pesados, o ideal são as opções com mais de 8GB.

Placa de vídeo

A função principal de uma placa de vídeo no notebook, é conseguir executar as tarefas relacionadas a multimídias e gráficos, por exemplo.

No geral, é possível encontrar dois modelos de placa de vídeo: as integradas e as placas dedicadas.

No caso dos modelos de placa integrada, esse componente utilizará a memória RAM interna do seu notebook para realizar as tarefas.

Por isso, é mais indicada para casos em que as tarefas são mais simples de executar.

As placas de vídeo dedicadas, por sua vez, conseguem oferecer uma performance muito superior ao modelo integrado.

Pois ela é instalada no notebook na placa mãe. Desse modo, o notebook consegue rodar jogos e programas mais pesados sem travar, e de forma muito rápida.

Armazenamento interno

Se você é do tipo de pessoa que odeia ficar sem espaço no celular e tem que escolher o que apagar, então é importante analisar a capacidade de armazenamento interno do notebook, ou é isso que acontecerá com você!

O armazenamento interno é o espaço que você terá disponível para salvar o que precisar no notebook, sejam fotos, arquivos, programas, vídeos ou apps.

Por isso, é essencial que o seu notebook para trabalho tenha o espaço ideal e bem satisfatório.

Para notebooks de uso profissional, o ideal é que o notebook tenha um armazenamento interno de, no mínimo, 500GB.

Pois esse é um espaço bom o suficiente para garantir que ele armazene muitos arquivos sem ficar pesado.

Se você irá trabalhar com muitos arquivos e programas pesados, como geralmente é o caso de engenheiros e designers, então, prefira os modelos que possuem 1TB ou 2TB. Assim você garante que terá o espaço suficiente sempre.

Os notebooks que possuem menos de 500GB também podem ser utilizados, mas apenas em trabalhos com funções muito básicas, como produções de texto e uso de planilhas, sem a necessidade de ficar instalando programas para trabalhar.

Bateria

A bateria pode ser um fator crucial no momento da escolha do seu notebook para trabalho, principalmente se você sabe que precisará utilizá-lo muito fora da fonte.

As baterias dos notebooks podem ser divididas em baixa duração, média duração e longa duração.

Os modelos de baixa duração costumam ter de 3 a 6 células e MAh de 2000 a 5200 mAh. Assim, duram apenas 2 horas nos notebooks com tela LCD, e cerca de 3 horas nas telas de LED.

Notebooks com bateria de média duração tendem a ter de 6 a 9 células, e mAh que vai de 5.200 mAh até 6.000 mAh. Isso garante cerca de 5 horas de funcionamento em telas LED, e de 3 horas para as LCD.

Por fim, os modelos de longa duração recebem de 9 a 12 células e mAh de 6.000 a 8.800, para dar uma autonomia de 4 horas para os modelos com tela LCD e de 7 horas para LED.

Então, não deixe de levar esse fator em consideração no momento da escolha, para ter certeza de que você não vai ficar na mão depois.

Por exemplo, se você utilizará o seu notebook de trabalho em viagens, opte por modelos com desempenho alto.

Nível de conforto

Por fim, pense em quantas horas você ficará na frente do seu notebook por dia! Por isso, é essencial que você escolha um modelo confortável para trabalhar.

Você poderá encontrar modelos no mercado que possuem sistema anti reflexo na tela, ajudando a não forçar a vista, e a cuidar da saúde dos olhos no longo prazo.

Outros modelos também oferecem teclado ergonômico, com telas mais macias e iluminadas, evitando ter que forçar muito as mãos e os dedos no momento da escrita.

Para quem for trabalhar com planilhas ou com programação, opte pelos modelos que já possuem o teclado numérico integrado. Isso também irá auxiliar muito no seu dia a dia de trabalho!

Bom, como podemos notar, cada tipo de trabalho exige um notebook com um conjunto de características diferentes.

Assim, se você quer apenas produzir textos e criar planilhas, um modelo mais básico dará conta do recado.

Por outro lado, para quem vai mexer com programação, design, edição de vídeo ou áreas semelhantes, será necessário investir em um modelo mais completo e otimizado, ou isso afetará a sua rentabilidade e qualidade do seu trabalho.

Os critérios que trouxemos aqui são formas de você conseguir avaliar o que precisa, e criar uma listinha com as configurações que o seu notebook ideal precisa ter para, depois, começar a pesquisar!

Mas, como sabemos que a variedade de modelos é gigante, continue lendo para conferir a lista com os 7 melhores notebooks para trabalho de 2022!

Ranking dos 7 Melhores Notebooks Para Trabalho de 2022

Agora que você já sabe o que avaliar antes de escolher o seu notebook para trabalho ideal, confira um ranking dos 7 melhores notebooks para trabalho de 2022 para encontrar o modelo que você precisa!

1- Notebook Acer Aspire 3

Esse notebook da Acer foi projetado para atender as mais altas demandas, sem travar ou ficar lento. O grande diferencial deste modelo está na memória RAM de 12GB.

Além disso, é possível expandir a memória RAM desse modelo até 20GB, deixando-o ainda mais personalizável.

E o armazenamento interno é de 1 TB, perfeito para armazenar programas e arquivos bem pesados, sem perder a eficiência durante o uso.

Ao lado da memória RAM super potente, a Acer equipou o notebook com o processador da AMD, o Ryzen 5, um dos mais potentes do mercado hoje em dia, que permite que o aparelho funcione realmente como um computador portátil.

A placa de vídeo que acompanha os componentes do Aspire 3, é a AMD Radeon, que dispõe de um desempenho gráfico incomparável com os demais.

Por conta de todas essas características, o Aspire 3 fica no topo da lista de notebooks para trabalho, e é recomendado para quem precisa de um computador muito potente, e capaz de dar conta de atividades mais pesadas.

Pontos positivos:

O Aspire 3 possui uma performance sem igual, principalmente por causa da memória RAM de 12GB que possui, e do seu armazenamento interno de 1TB.

Pontos negativos:

O único ponto negativo desse modelo é o preço, que é bem mais elevado do que a maioria dos outros modelos.

Características do Acer Aspire 3:

  • Marca do notebook: Acer
  • Processador: AMD – Ryzen 5
  • Placa de vídeo: AMD Radeon
  • Armazenamento: 1TB
  • Tamanho da Tela: 15,6 polegadas
  • Série/família: Aspire

2- Dell Inspiron 15 3000

A segunda posição do ranking vai para o Dell Inspiron, que serve tanto para quem precisa de um computador com alto desempenho, mas que também serve para utilizar no dia a dia para se divertir.

No caso desse modelo da Dell, o principal diferencial é o armazenamento interno de 2 TB! Para compor a máquina, a Dell usou uma memória RAM de 8 GB, e o processador Intel Core i7 de 8ª Geração.

Portanto, o modelo é ideal para quem precisa realizar tarefas mais complexas, e que demandam muito do notebook.

Possui tela LCD com antirreflexo e 15,6 polegadas. Outra grande vantagem do modelo, é a placa de vídeo AMD Radeon 520 GDDR5 dedicada, de 2GB.

Assim, você conseguirá rodar gráficos e softwares bem pesados de forma rápida, e sem atrasos.

Pontos positivos:

Possui armazenamento interno de 2 TB.

Pontos negativos:

A tela não é Full HD.

Características do Dell Inspiron 15 3000:

  • Marca do notebook: Dell
  • Processador: Intel – Core i7
  • Placa de vídeo: AMD Radeon
  • Armazenamento: 2 TB
  • Tamanho da Tela: 15,6 polegadas
  • Série/família: Inspiron

3- Samsung Expert X30 M

Outra opção de notebook bom para trabalho, agora da Samsung, e que oferece capacidade de rodar softwares e programas bem pesados, de forma altamente eficiente.

O Samsung Expert X30 é um modelo de notebook com alta performance intermediário, voltado para atender a demanda de profissionais, que precisam ter as configurações de um computador completo em um aparelho portátil, leve e fácil de usar!

Ele possui processador Intel Core i5 Quad-Core, acompanhado de 8GB de memória RAM, 1 TB de memória interna, e placa de vídeo UHD Graphics 620 compartilhada.

O design dele é muito moderno e bem fino, com tela de 15.6 polegadas LED, antirreflexiva e com resolução HD.

Um diferencial bem legal é a possibilidade de fazer um desenho no touchpad, para desbloquear o notebook em poucos segundos!

Pontos positivos:

Armazenamento de 1 TB e desbloqueio de tela por desenho no touchpad.

Pontos negativos:

Feito todo em plástico.

Características do Samsung Expert X30 M:

  • Marca do notebook: Samsung
  • Processador: Intel Core i5
  • Placa de vídeo: Intel UHD Graphics 620
  • Armazenamento: 1 TB
  • Tamanho da Tela: 15,6 polegadas
  • Série/família: Expert

4- Lenovo Ultrafino Ideapad S145 i5

Para o quarto lugar, temos o Lenovo Ultra Fino Ideapad S145 i5, uma opção de notebook intermediário perfeito para trabalhar e estudar!

Por isso, o trouxemos aqui na lista dos melhores notebooks para trabalho de 2022.

O diferencial do Lenovo Ultra Fino Ideapad S145 que o torna muito vantajoso para quem irá utilizá-lo para trabalhar, é a tecnologia Wifi-AC, que garante uma conexão com a internet 3 x mais rápida do que o normal, ajudando a otimizar as tarefas.

Por isso, muitos o consideram o melhor notebook para home office também!

A tela é de 15,6 polegadas, e possui tecnologia antirreflexo, garantindo mais conforto durante as várias horas de uso.

O processador do S145 da Lenovo é o Intel Core i5-1035G Quad-Core, acompanhado de uma memória RAM de 8 GB.

Nesse modelo que trouxemos, o armazenamento é de 1TB, formando o conjunto de características ideais para quem precisa otimizar as tarefas, e não quer lidar com travamentos.

Pontos positivos:

WIFI-AC, que deixa a conexão 3 vezes mais rápida

Pontos negativos:

Design bem mais simplista.

Características do Lenovo Ultrafino Ideapad S145 i5:

  • Marca do notebook: Lenovo
  • Processador: Intel – Core i5
  • Placa de vídeo: placa de vídeo integrada Intel UHD Graphics
  • Armazenamento: 1 TB
  • Tamanho da Tela: 15,6 polegadas
  • Série/família: Ideapad

5- Acer Aspire 5

Em quinto lugar, temos o Aspire 5, também com desempenho intermediário e configurações bem interessantes para o trabalho.

Esse modelo da Acer é equipado com processador Intel Core i5 de 10ª Geração, 8GB de memória RAM, e armazenamento interno no formato SSD de 256 GB.

Para quem precisa de um bom desempenho gráfico, o Aspire 5 possui placa de vídeo Nvidia MX230 dedicada, sem a necessidade de compartilhar a RAM, o que garante mais desempenho.

A resolução da tela de 15.6 polegadas é HD.

Pontos positivos:

Sistema bem rápido e placa de vídeo dedicada.

Pontos negativos:

A tela é apenas HD, e ele possui armazenamento interno de 256 GB.

Características do Acer Aspire 5:

  • Marca do notebook: Acer
  • Processador: Intel – Core i5
  • Placa de vídeo: placa de vídeo dedicada Nvidia MX 230
  • Armazenamento: 256GB em SSD
  • Tamanho da Tela: 15,6 polegadas
  • Série/família: Aspire

6- Lenovo Ideapad 330

O Lenovo Ideapad 330 fica na sexta posição, como um notebook bom para trabalho e para estudo, mais simples e perfeito para lidar com atividades mais básicas.

Ele possui processador Intel Core i3, com placa de vídeo integrada Intel UHD. Ou seja, oferece um desempenho intermediário e mais simples.

A memória RAM do modelo é de 4 GB, e o armazenamento interno de 1 TB, garantindo bastante espaço para salvar os seus arquivos.

O design é bem sofisticado e bonito, com tela de 15,6 polegadas e sistema antirreflexo, proporcionando mais conforto durante o uso.

A Lenovo equipou esse modelo também com a tecnologia WiFi-AC, capaz de tornar a conexão com a internet do notebook cerca de 3 vezes mais rápida.

Sem dúvida, um ponto que pode ser bem interessante para quem precisa de um notebook para home office.

Enfim, esse modelo não poderia faltar na lista dos melhores notebooks para trabalho de 2022.

Pontos positivos:

Tecnologia WiFi/AC

Pontos negativos:

Não consegue rodar programas muito pesados, e nem executar atividades que demandem muito do notebook.

Características do Lenovo Ideapad 330:

  • Marca do notebook: Lenovo
  • Processador: Intel Core i3
  • Placa de vídeo: placa de vídeo integrada Intel UHD Graphics 630
  • Armazenamento: 1 TB
  • Tamanho da Tela: 15,6 polegadas
  • Série/família: Ideapad

7- Samsung Book 55

Por fim, o Samsung Book X55 vem para finalizar a lista de melhores notebooks para trabalho de 2022, também com uma composição que permite realizar maravilhas para quem precisa de eficiência!

Esse notebook da Samsung possui processador Intel Core i7 de 10ª Geração, Ram de 16 GB e armazenamento interno com 1 TB mais um SSD de 128 GB.

O modelo também conta com a placa de vídeo Nvidia MX 110, com sistema Windows 10 na versão Home.

Por isso, é ideal para realizar atividades de trabalho tanto mais simples, como algumas que requerem um pouco mais de eficiência.

Pontos positivos:

Memória de 1 TB com SSD de 128 GB.

Pontos negativos:

O preço é bem alto comparado aos notebooks concorrentes do mesmo nível.

Características do Samsung Book 55:

  • Marca do notebook: Samsung
  • Processador: Intel – Core i7
  • Placa de vídeo: NVIDIA GeForce MX110
  • Armazenamento: 128GB de SSD + 1TB de HD
  • Tamanho da Tela: 15,6 polegadas
  • Série/família: Book

Afinal, Qual o Melhor Notebook Para Trabalhar Para Meu Caso?

Como foi possível notar, existem várias opções de notebooks para trabalhar com características diferentes, e que são apropriadas para realizar tarefas de todos os tipos.

Contudo, depois de conferir tantas opções, é comum surgirem dúvidas como: Qual o melhor notebook para trabalho? Qual a melhor marca de notebook para trabalho?

Os critérios que mostramos no começo do artigo são essenciais, pois te ajudam a avaliar o que você precisa ter em um notebook, para que atenda às suas necessidades, e dê conta do recado.

Sendo assim, não existe um único notebook bom para trabalhar que seja considerado o melhor.

Afinal de contas, isso vai depender das suas necessidades, e das tarefas que pretende realizar na máquina.

Por isso, montamos o ranking acima, com os 7 melhores notebooks para trabalho de 2022, para te ajudar a encontrar a melhor opção para você, dentre os melhores modelos do mercado.

Nesse sentido, se você precisa de uma máquina muito eficiente, e com o máximo de potência para executar tarefas pesadas, sem dúvida, o Aspire 3 é a melhor escolha!

Por outro lado, se você quer um notebook para trabalhos mais leves e que não exigem muito, então, o Lenovo Ultra Fino Ideapad S145 i5 pode dar conta do recado!

Para engenheiros, programadores e profissionais que mexem com edição de vídeos e programas, optar por um modelo mais eficiente é fundamental, pois garante comodidade e otimização no dia a dia trabalhando.

Em contrapartida, para quem irá trabalhar com textos e planilhas, não é necessário desembolsar um valor tão alto.

Pois um notebook intermediário conseguirá te ajudar perfeitamente.

Destacamos que este site é suportado por vocês leitores. E quando você compra através dos links em nosso site, podemos ganhar uma comissão como afiliado.