Ranking dos Melhores Notebooks Para Estudar 2022: Qual o Melhor?

Se você está em dúvida sobre qual é o melhor notebook para estudar, então, não deixe de conferir os modelos que trouxemos no post de hoje.

Seja para estudantes universitários, de ensino médio, cursinhos, pós-graduação ou, até mesmo, ensino fundamental, ter um bom notebook para estudo é essencial!

Hoje, com o avanço da tecnologia, com as modalidades de cursos e estudos à distância (EAD), é cada vez mais comum que estudantes de todos os níveis, precisem utilizar um computador para realizar atividades, levar para as aulas e fazer os trabalhos.

Nesse sentido, surge a dúvida de qual o melhor notebook para estudar, pois eles são opções muito mais versáteis do que comprar um computador.

Critérios Para Escolher Um Notebook Para Estudar

Em primeiro lugar, é necessário ressaltar que existem várias opções no mercado, de notebook bom e barato para estudar. E é sobre isso que vamos falar hoje!

Alguns critérios precisam ser considerados no momento de escolher um notebook bom para estudo.

Afinal, os estudantes costumam passar horas na frente da tela, e usam vários recursos para realizar as atividades, como programas de computador e, muitas vezes, webcam.

Por isso, para conseguir definir qual notebook comprar para estudar, considerando as suas necessidades, confira abaixo algumas dicas do que analisar antes de realizar a compra!

Capacidade de armazenamento

Primeiramente, para escolher um notebook bom para estudar, e que supra as suas necessidades, é importante pensar no tipo de atividade que você terá que realizar, e quanto de espaço isso irá demandar.

Por exemplo, para uma criança do fundamental, que não precisa baixar programas, um notebook com pouca capacidade de armazenamento é suficiente.

No mercado você pode encontrar modelos que vão de 64GB de armazenamento interno até 2 TB.

No entanto, se você está iniciando uma graduação em alguma engenharia, muito provavelmente os seus projetos, e programas serão bem pesados.

Então, é fundamental optar por um modelo com mais espaço, garantindo que você terá armazenamento suficiente para tudo o que precisar fazer!

Bateria

Outro ponto muito importante a considerar, no momento de comprar um notebook para estudar é a bateria.

Uma dica é sempre procurar por opiniões de pessoas que já compraram o mesmo modelo na internet também. Pois, dessa forma, você consegue ter uma ideia do tempo real de bateria.

No geral, quanto maior o mAh da bateria de um notebook, mais tempo ele dura. Mas diversos outros fatores influenciam nessa questão também, como a tela e os demais componentes do notebook.

Afinal, eles podem consumir mais energia. Assim como os programas que você pretende utilizar.

Para evitar ter que colocar o notebook para carregar toda hora, dê preferência aos modelos que possuem, pelo menos, 6 horas de autonomia de bateria.

Processador

O processador fará toda a diferença no dia a dia, utilizando o seu notebook para estudar e trabalhar. Afinal, é ele quem permite executar as tarefas, e abrir as abas no Google sem travar.

No quesito processador, também é importante avaliar o que você irá utilizar no notebook, se pretende executar tarefas mais simples, ou se usará programas mais pesados para estudar.

No mercado, você pode encontrar notebooks com processadores simples, intermediários e avançados.

Para tarefas simples, como escrever textos, acessar a internet e mexer em planilhas, os modelos de notebooks com Intel Core i3 e Intel Core i5 são suficientes.

Mas, para as atividades mais pesadas, prefira os notebook Ryzen 5, Ryzen 3 ou Intel Core i7, por exemplo.

Assim, você tem certeza de que comprou um notebook de alta performance, e capaz de executar os programas com eficiência.

Memória RAM

A memória RAM trabalha ao lado do processador, para garantir produtividade, eficiência e rapidez ao seu notebook.

Basicamente, é a RAM de um computador que define se ele consegue, ou não, executar os comandos sem ficar travando ou sobrecarregado.

Você poderá encontrar modelos que vão de 2GB de memória RAM, até os 16GB, com alguns que chegam a incríveis 32GB!

Para quem quer um notebook para estudantes, recomendamos optar por modelos que tenham entre 4GB e 16GB, a depender do tipo de uso que você fará.

Novamente, quanto mais complexos forem os programas e as atividades que você deverá fazer, mais RAM será necessário, para que tudo rode de forma estável e sem travamentos.

Então, para quem quer realizar tarefas simples, os modelos com 4GB são ideais.

Em contrapartida, os estudantes com demandas mais complexas devem dar preferência por, pelo menos, 6GB de memória RAM.

Tela

Estudantes costumam utilizar os computadores por bastante tempo, o que demanda uma tela boa, que seja confortável para os olhos, e evite problemas de visão.

É possível encontrar modelos de notebooks com dois tipos de tela principais, que são a tela HD e a tela Full HD (também encontradas como FHD).

Dentre as duas opções, as melhores são as telas FHD, pois a qualidade é melhor, e elas evitam que os olhos fiquem muito cansados durante o uso.

Além do tipo de tela, vale a pena investir em um modelo que possua tela com tecnologia antirreflexo.

Pois isso fará muita diferença nas várias horas de uso do notebook, e permite que ele seja utilizado em qualquer lugar e em qualquer direção, como ao ar livre ou sentado com a tela virada para uma janela, por exemplo.

Tamanho

Imagine comprar um notebook que não cabe na sua mochila!

Se você sabe que terá a necessidade de carregar o seu notebook com você para a universidade ou para a escola, então, preste atenção no tamanho!

A grande maioria dos notebooks possui tela de 15,6 polegadas, que é um tamanho muito bom, principalmente para enxergar as telas de forma confortável.

No entanto, você pode encontrar modelos de notebook pequeno para estudo, com tela de 13 polegadas, por exemplo, ou até menores!

Além da tela, observe as dimensões da estrutura do notebook também, como altura, largura e espessura. Assim, você consegue ter noção se ele cabe nas mochilas convencionais.

Peso

Por fim, o peso também é um fato importante para os estudantes que levarão o notebook na mochila. E, principalmente, para quem utiliza transporte público ou anda muito a pé.

Se esse é o seu caso, opte por algum notebook pequeno e leve.

Dessa forma, você não sobrecarrega a coluna no longo prazo e evita problemas como dores nas costas, dores na lombar, e problemas de postura.

Quais as Melhores Marcas de Notebook Para Estudar?

Agora que você já sabe quais características e quesitos observar, no momento de escolher o seu notebook para estudos, vamos falar de outra questão que surge com bastante frequência: qual a melhor marca de notebook para estudar?

Existem muitas marcas boas e com ótimas opções de notebook custo benefício para estudar e trabalhar.

No entanto, a melhor marca vai depender das suas necessidades, do que você precisa.

Confira as principais abaixo!

Lenovo

A Lenovo foi fundada em Pequim, na China, na década de 80.

No entanto, foi só depois que comprou os direitos da linha de computadores da IBM, no ano de 2005, que a empresa começou a ganhar mais espaço no mercado.

Hoje, a Lenovo manteve as duas linhas produzidas pela IBM, a IdeaPad e a ThinkPad, desenvolvendo computadores e notebooks para trabalho e para entretenimento, atendendo às mais diversas necessidades dos clientes.

Em 2014, a marca comprou a Motorola, desenvolvendo notebooks, smartphones e diversos outros aparelhos tecnológicos.

Os computadores da Lenovo são muito modernos, e costumam ter um ótimo custo benefício.

HP

Fundada em uma garagem na Califórnia, por David Packard e William Hewett, a HP é hoje, uma das maiores e melhores marcas de computadores e notebooks de todo o mercado nacional e internacional!

Os computadores possuem bom preço, qualidade excelente e os designs mais inovadores do mercado.

Uma das principais características dos modelos são os processadores, que costumam ser da mais alta qualidade.

Dell

Fundada por Michael Dell lá em 1984, a Dell desenvolve os mais diversos tipos de aparelhos de tecnologia, incluindo ótimos notebooks.

A empresa se juntou à EMC em 2016, quando foi criada a Dell Technologies.

E escolher o melhor notebook Dell pode ser uma tarefa fácil, já que seus produtos são muito conhecidos pela qualidade, design e por possuírem um dos melhores suportes técnicos de todo o mundo!

Apple

A marca preferida de milhões de pessoas ao redor do mundo, também fabrica um dos melhores notebooks do mercado.

Fundada por Steve Jobs, a Apple oferece modelos focados em inovação e qualidade, aliado à alta performance.

Além disso, a autonomia de bateria é um dos pontos fortes dos MacBooks da Apple.

Acer

A Acer nasceu com o nome de Multi-tech Internacional em 1976, criada por amigos que tinham o objetivo de desenvolver alguns jogos portáteis.

Depois de anos de atuação, a marca está no topo das melhores marcas globais.

Por ter muitos modelos, escolher o melhor notebook Acer pode ser uma tarefa difícil, já que a empresa oferece muitas opções com custo-benefício incomparável e com composições incríveis!

Asus

A Asus foi fundada por ex-funcionários da marca Acer anos depois, em 1989. Uma parceria com a Intel foi realizada e, dessa forma, a Asus passou a atuar em uma crescente no cenário internacional do mercado de computadores.

Há opções e modelos para todos os perfis de clientes, e os designs são muito inovadores.

Ademais, a Asus sempre tem os notebooks com os mais novos processadores do mercado.

Samsung

A Samsung também é uma das marcas mais famosas e admiradas do mercado de eletrônicos.

Ela é uma marca sul coreana, sua história começa em 1938, e vem crescendo desde então.

As linhas e modelos da Samsung são muito variados e gigantes.

Além disso, a marca consegue desenvolver produtos para todos os perfis e públicos, oferecendo desde equipamentos de padrão extremamente alto, até modelos mais básicos e com bom preço.

Vaio

A Vaio é outra ótima marca de notebooks que surgiu em 1996, criada pela Sony.

Os computadores e notebooks da Vaio são produzidos pela Japan Industrial Partners. Mas, hoje, a empresa é focada na produção de modelos de notebooks.

A principal característica dos modelos da Vaio é a qualidade muito alta de todas as partes dos notebooks, tanto externas como internas.

Além disso, também oferecem uma excelente performance e opções de linhas bem diversas.

Ranking dos 7 Melhores Notebooks Para Estudar de 2022

Vamos, enfim, ao ranking com os 7 melhores notebooks para estudos de 2022!

Aqui, sem dúvida, você poderá encontrar o que se encaixa melhor nas suas necessidades e já se preparar para comprar o seu!

1- Lenovo Ideapad S145

Em primeiro lugar, um dos notebooks com melhor custo-benefício do mercado hoje, é o Lenovo Ideapad S145, desenvolvido para atender às necessidades profissionais.

Por isso, ele é uma das melhores opções de notebooks para trabalho e estudo.

Possui design moderno, RAM de 8GB, processador super potente AMD Ryzen 5, e 256GB de armazenamento interno, o que garante ótimo desempenho do notebook para a realização desde tarefas mais simples, até o uso de alguns programas mais pesados.

Funciona com Linux, e tem uma tela de 15,6 polegadas com sistema antirreflexo.

Para quem pretende carregar os notebooks, essa é uma das opções mais leves e portáteis.

O seu único ponto negativo é que a tela é HD, e não FHD.

Suas características:

  • Marca: Lenovo
  • Processador: AMD Ryzen 5
  • Placa de vídeo: AMD Radeon integrada
  • Armazenamento interno: 256 GB a 1TB
  • Tamanho da Tela: 15,6 polegadas
  • Série: S

2- Flash F30

A Samsung possui ótimas opções de notebooks para estudantes, e o Samsung F30 é uma delas!

Esse modelo já é bem famoso e procurado, por ser um notebook para estudar barato e com vários benefícios.

Ele é equipado com Windows 10 Home, tem várias entradas e opções de conectividade, leitor de impressão digital, processador Intel Celeron e 4 GB de RAM.

Além de placa de vídeo integrada e armazenamento interno de 128 GB.

No entanto, a memória não é expansível, e a bateria não tem uma duração muito boa.

Mas o modelo é perfeito para estudantes que precisam realizar tarefas mais simples e básicas. Além disso, é um modelo super portátil também.

Suas características:

  • Marca: Samsung
  • Processador: Intel Celeron
  • Placa de vídeo: Integrada
  • Armazenamento interno: 128 GB
  • Tamanho da tela: 13 polegadas
  • Série: Flash

3- Acer Aspire 3 Ryzen 5

Uma opção para quem precisa de um notebook mais completo e com alta performance, o Aspire 3 da Acer é surpreendente!

Ele vem em terceira posição por ter um preço mais elevado. Mas, em compensação, possui 8GB de RAM, 512 GB de armazenamento interno e o processador Ryzen 5, um dos melhores do mercado atualmente.

O notebook é muito potente, e perfeito para quem precisa trabalhar ou estudar utilizando programas mais pesados, mas em um dispositivo móvel.

Suas características:

  • Marca do notebook: Acer
  • Processador: AMD – Ryzen 5
  • Placa de vídeo: AMD Radeon
  • Armazenamento: 512GB
  • Tamanho da Tela: 15,6 polegadas
  • Série/família: Aspire

4- Lenovo Ideapad 330

Na quarta opção, um modelo de notebook para estudar barato e ideal para a execução de tarefas mais básicas, o Ideapad 330 da Lenovo possui processador Intel Core i3, 4GB de memória RAM e 1TB de memória!

Assim, o desempenho do notebook é intermediário e dá conta de salvar vários arquivos e aplicativos.

A tela é de 15,6 polegadas e já equipada com o sistema antirreflexo, que é realmente muito confortável para os olhos.

Além disso, possui também tecnologia WiFi-AC, que a Lenovo incorpora para aumentar a conexão da internet em até 3 vezes.

O único ponto negativo dele, é que o processador não permite rodar programas muito pesados.

Por isso, se esse é o seu caso, talvez o Ideapad 330 não seja a melhor escolha.

Suas características:

  • Marca do notebook: Lenovo
  • Processador: Intel Core i3
  • Placa de vídeo: placa de vídeo integrada Intel UHD Graphics 630
  • Armazenamento: 1 TB
  • Tamanho da Tela: 15,6 polegadas
  • Série/família: Ideapad

 

5- Positivo Duo Q432A

Esse modelo da Positivo já ganhou o coração de vários estudantes!

O Positivo Duo Q432A é um ótimo notebook para faculdade e para trabalhar, que oferece desempenho básico para atividades mais simples, como acessar a internet, mexer em planilhas e criar textos.

Além disso, o preço é muito acessível, a tela é de apenas 11 polegadas e o computador é Duo.

Isso tudo o torna um ótimo computador para iniciantes, e um notebook simples para estudos!

Possui 32 GB de armazenamento interno, 4GB de memória RAM e processador Intel Atom.

A funcionalidade 2 em 1 coloca o Duo Q432A, como uma opção de computador secundário para utilizar em sala de aula, viagens e fora de casa, quando precisar!

No entanto, ele não consegue rodar programas pesados, e nem dar contar de uma quantidade muito grande de tarefas de uma vez.

Suas características:

  • Marca: Positivo
  • Processador: Intel Atom Cherry Trail Z8350 (Quad-Core de até 1,92 GHz)
  • Placa de vídeo: Intel HD Graphics
  • Armazenamento interno: 32 GB
  • Tamanho da tela: 11,6 polegadas
  • Série: Q

6- Samsung Expert X30 M

Outra opção para quem precisa de um nível de performance um pouco mais alto, o Samsung Expert X30 M é uma opção de notebook intermediário, criado pela marca para atender às demandas de profissionais e estudantes.

A Samsung está entre as melhores marcas de notebooks para estudar. E, na sexta posição da nossa lista, o X30 M vem oferecendo um processador Intel Core i5, 8GB de memória RAM e incríveis 1TB de armazenamento interno!

O design do modelo é superfino e levinho, a tela é de LED HD com 15,6 polegadas e sistema antirreflexo.

O único ponto negativo desse modelo é o material, pois ele foi todo confeccionado em plástico.

Suas características:

  • Marca do notebook: Samsung
  • Processador: Intel Core i5
  • Placa de vídeo: Intel UHD Graphics 620
  • Armazenamento: 1 TB
  • Tamanho da Tela: 15,6 polegadas
  • Série/família: Expert

7- Chromebook Acer N7

Por fim, não poderíamos deixar de incluir um Chromebook na lista, um dos modelos de notebook que mais são procurados por estudantes!

Se você tem interesse em comprar um Chromebooks, então, confira o Acer N7, que serve como um computador secundário para realizar atividades no dia a dia fora de casa.

O N7 funciona com o sistema Chrome OS, e serve mais para a realização de tarefas comuns. Por isso, se tornou muito popular entre os adolescentes e crianças que utilizam notebooks na escola, ou para estudar em casa.

O armazenamento interno do N7 é de 32 GB, ele é resistente à queda e à água, e é muito fácil de transportar durante o dia.

Possui processador Intel Celeron e uma tela de 11.6 polegadas.

O seu ponto negativo é a impossibilidade de baixar e executar programas pesados. No entanto, essa não é a função desse tipo de computador mesmo.

Suas características:

  • Marca: Acer
  • Processador: Intel Celeron N3060
  • Placa de vídeo: Integrada
  • Armazenamento interno: 32 GB
  • Tamanho da tela: 11,6 polegadas
  • Série: N7

Afinal, qual o Melhor Notebook Para Estudo Para Meu Caso?

Trouxemos aqui, diversas dicas sobre os melhores notebooks para estudar do mercado. Mas, como é possível notar, o melhor notebook para estudo depende de cada caso.

Se você realizará tarefas simples, um modelo da Lenovo ou da Multilaser é suficiente para dar conta do recado, e atuar como uma máquina secundária quando você estiver fora de casa.

Mas, se você tiver que precisar baixar programas para estudar, e fazer suas atividades, o ideal é investir em notebooks mais completos, e com desempenho de intermediário para alto, como é o caso de alguns modelos da Samsung e da Acer.

No entanto, não existe uma melhor opção. Citamos as melhores marcas de notebooks para estudar e os seus modelos.

Com as dicas que demos do que avaliar antes de comprar, sem dúvida, você está bem preparado para fazer uma análise, e escolher a opção de notebook para estudos perfeita para você!

Destacamos que este site é suportado por vocês leitores. E quando você compra através dos links em nosso site, podemos ganhar uma comissão como afiliado.